logo

Ricardo Takamura

Exposição – “VERMELHO”

Acontece nos meses de janeiro e fevereiro a Exposição fotográfica “Vermelho” de Ricardo Takamura, com curadoria de Adilson Martins, no espaço cultural Estação Casa Amarela onde a produtora cultural Elda Varanda Dunley transformou sua própria casa situada na cidade de Caçapava na Estação Casa Amarela. Local que hoje é um importante espaço cultural voltado à arte, educação, entretenimento e incentivo ao mercado cultural na região. A mostra reúne 6 obras do artista que propõem um diálogo contemporâneo sobre a presença…

NORUEGA

AURORA  BOREAL e a CULTURA SAMIuma experiência MÁGICA 2020 -31 jan à 09 fev https://vimeo.com/272225284 Criada e organizada nos mínimos detalhes pela Slow Travelers, um atelier especializado em desenhar viagens únicas, esta é uma oportunidade extraordinária para vivenciar um dos mais magníficos espetáculos da natureza: a dança das luzes do norte, formada sobre o mítico Círculo Polar Ártico. Durante 10 dias estaremos em uma das melhores regiões do planeta na melhor estação para observação das Auroras Boreais, ao longo desta viagem percorremos o manto…

Exposição “Vermelho” recebe pessoas com deficiência visual

Encerramos a primeira fase da exposição Vermelho, com uma visita guiada para os deficientes visuais na estação Casa Amarela em Caçapava, organizada com a ajuda do centro de reabilitação do hospital PRÓVISÃO de São José dos Campos. Foram momentos de muita alegria e emoção para aqueles que puderam visitar a exposição que conta com textos em braile descrevendo de uma forma poética as obras expostas.  Após a visita a exposição tivemos um bate papo onde conversamos sobre o que os…

#CÉUVERMELHO

Vamos falar sobre a poluição luminosa?  Em1994, um terremoto de 6,7 graus de magnitude atingiu  Los Angeles às 4h30 da manhã, acordados pelo terremoto os moradores deixaram as suas casas e saíram para a rua. Estava assustadoramente escuro, pois o terremoto havia provocado um apagão pela cidade e quando eles olharam para o céu, assustados ligaram para o 911 pois uma nuvem prateada cortava o céu de ponta a ponta, com medo de uma invasão alienígena ou que esta misteriosa…

Exposição – “VERMELHO”

Acontece nos meses de janeiro e fevereiro a Exposição fotográfica “Vermelho” de Ricardo Takamura, com curadoria de Adilson Martins, no espaço cultural Estação Casa Amarela onde a produtora cultural Elda Varanda Dunley transformou sua própria casa situada na cidade de Caçapava na Estação Casa Amarela. Local que hoje é um importante espaço cultural voltado à arte, educação, entretenimento e incentivo ao mercado cultural na região. A mostra reúne 6 obras do artista que propõem um diálogo contemporâneo sobre a presença…

Roupas em camadas – Guia de compras para se proteger do frio enquanto fotografa

  As pessoas costumam sofrer bastante com o frio para fotografar a noite, principalmente em alta montanha ou em regiões com frio extremos, mesmo aqui no Brasil eu já cheguei a pegar temperaturas de -13 graus, e enquanto fotografamos a noite, geralmente passamos muito tempo parados e expostos ao frio e a muito vento, e geralmente sentados no chão ou em pedra, e além do vento e do frio, o seu corpo começa a trocar calor com o chão e…

Agenda dos Workshops de Fotografia Noturna de 2018

Como eu dependo dos valores e da disponibilidade das pousadas, eu montei a agenda para que vocês possam ir se programando para acompanhar os meus workshops, porém os valores e os locais serão confirmadas conforme a aproximação das datas em que os workshops serão realizados, vou procurar confirmar sempre com pelo menos dois meses de antecedência. 6, 7 e 8 de Abril  – Gonçalves – MG –  Confirmado  Imersão na Fotografia Noturna – A Lua e a Via Láctea [button link=”http://www.ricardotakamura.com.br/workshop-de-fotografia-noturna-imersao-na-fotografia-noturna-a-lua-e-a-via-lactea-goncalves-mg”…

Workshop de Fotografia Noturna – A Luz Oculta

31 de Maio a 2 de Junho de 2019 | Gonçalves, MG A confirmar Turma de até 15 pessoas  Atenção: Já está incluso no valor – Jantar de confraternização na sexta feira, café da manhã, almoço e jantar no sábado, café da manhã e almoço no domingo. Não estão inclusas as bebidas consumidas durante as refeições. Para mais informações entre em contato via e-mail equipe@ricardotakamura.com Total de 2 noites e 2 dias de Workshop no seguinte formato: Tema Durante o Workshop vou abordar…

Como montar uma barra de LED para Light Painting.

Como muitas pessoas me perguntam sobre a barra de LED que eu uso em algumas fotografias minhas, eu resolvi montar um tutorial com um passo a passo para que você possa montar esta barra de LED em casa para ajudar vocês. Relação de material Vocês vão precisar dos seguintes itens: Barra de alumínio com as bordas arredondadas (3cm x 2cm x 150cm) Fita de LED impermeável branca Pilha de lítio recarregável 3.7V AA Suporte para 3 pilhas AA Carregador para…

Sobre os perigos de fotografar na montanha durante a temporada de tempestades.

Enquanto montava a minha palestra sobre fotografia de tempestades, eu comecei a pensar muito na segurança e quanto a falta de informação tem levado cada vez mais pessoas a arriscar as suas vidas, seja para fotografar ou para caminhar em trilhas e montanhas em épocas de tempestades. A “temporada de montanha” que começa em Abril e termina em Setembro, cai nos meses mais frios e secos, evitando o excesso de calor e problemas de insolação e desidratação, mas principalmente as…

Palestra – Fotografando Tempestades

Data: 21 de Novembro Hora: 19.00 as 22.00 Local: São José dos Campos – Jardim Aquárius Com a chegada do Verão no hemisfério Sul, a Via Láctea não está mais vísivel e temos as tempestades de Verão nos finais de tarde. Nesta palestra vamos conversar um pouco sobre as técnicas que eu utilizo para fotografar tempestades, a dificuldade de buscar a composição perfeita, e entender um pouco sobre a formação das nuvens. Valor promocional: R$ 50,00 a vista via depósito bancário…