logo

Ricardo Takamura

Exposição – “VERMELHO”

Acontece nos meses de janeiro e fevereiro a Exposição fotográfica “Vermelho” de Ricardo Takamura, com curadoria de Adilson Martins, no espaço cultural Estação Casa Amarela onde a produtora cultural Elda Varanda Dunley transformou sua própria casa situada na cidade de Caçapava na Estação Casa Amarela. Local que hoje é um importante espaço cultural voltado à arte, educação, entretenimento e incentivo ao mercado cultural na região. A mostra reúne 6 obras do artista que propõem um diálogo contemporâneo sobre a presença…

Exposição “Vermelho” recebe pessoas com deficiência visual

Encerramos a primeira fase da exposição Vermelho, com uma visita guiada para os deficientes visuais na estação Casa Amarela em Caçapava, organizada com a ajuda do centro de reabilitação do hospital PRÓVISÃO de São José dos Campos. Foram momentos de muita alegria e emoção para aqueles que puderam visitar a exposição que conta com textos em braile descrevendo de uma forma poética as obras expostas.  Após a visita a exposição tivemos um bate papo onde conversamos sobre o que os…

#CÉUVERMELHO

Vamos falar sobre a poluição luminosa?  Em1994, um terremoto de 6,7 graus de magnitude atingiu  Los Angeles às 4h30 da manhã, acordados pelo terremoto os moradores deixaram as suas casas e saíram para a rua. Estava assustadoramente escuro, pois o terremoto havia provocado um apagão pela cidade e quando eles olharam para o céu, assustados ligaram para o 911 pois uma nuvem prateada cortava o céu de ponta a ponta, com medo de uma invasão alienígena ou que esta misteriosa…

Exposição – “VERMELHO”

Acontece nos meses de janeiro e fevereiro a Exposição fotográfica “Vermelho” de Ricardo Takamura, com curadoria de Adilson Martins, no espaço cultural Estação Casa Amarela onde a produtora cultural Elda Varanda Dunley transformou sua própria casa situada na cidade de Caçapava na Estação Casa Amarela. Local que hoje é um importante espaço cultural voltado à arte, educação, entretenimento e incentivo ao mercado cultural na região. A mostra reúne 6 obras do artista que propõem um diálogo contemporâneo sobre a presença…

Roupas em camadas – Guia de compras para se proteger do frio enquanto fotografa

  As pessoas costumam sofrer bastante com o frio para fotografar a noite, principalmente em alta montanha ou em regiões com frio extremos, mesmo aqui no Brasil eu já cheguei a pegar temperaturas de -13 graus, e enquanto fotografamos a noite, geralmente passamos muito tempo parados e expostos ao frio e a muito vento, e geralmente sentados no chão ou em pedra, e além do vento e do frio, o seu corpo começa a trocar calor com o chão e…

Agenda dos Workshops de Fotografia Noturna de 2018

Como eu dependo dos valores e da disponibilidade das pousadas, eu montei a agenda para que vocês possam ir se programando para acompanhar os meus workshops, porém os valores e os locais serão confirmadas conforme a aproximação das datas em que os workshops serão realizados, vou procurar confirmar sempre com pelo menos dois meses de antecedência. 6, 7 e 8 de Abril  – Gonçalves – MG –  Confirmado  Imersão na Fotografia Noturna – A Lua e a Via Láctea [button link=”http://www.ricardotakamura.com.br/workshop-de-fotografia-noturna-imersao-na-fotografia-noturna-a-lua-e-a-via-lactea-goncalves-mg”…

Workshop de Fotografia Noturna – A Luz Oculta

31 de Maio a 2 de Junho de 2019 | Gonçalves, MG A confirmar Turma de até 15 pessoas  Atenção: Já está incluso no valor – Jantar de confraternização na sexta feira, café da manhã, almoço e jantar no sábado, café da manhã e almoço no domingo. Não estão inclusas as bebidas consumidas durante as refeições. Para mais informações entre em contato via e-mail equipe@ricardotakamura.com Total de 2 noites e 2 dias de Workshop no seguinte formato: Tema Durante o Workshop vou abordar…

Como montar uma barra de LED para Light Painting.

Como muitas pessoas me perguntam sobre a barra de LED que eu uso em algumas fotografias minhas, eu resolvi montar um tutorial com um passo a passo para que você possa montar esta barra de LED em casa para ajudar vocês. Relação de material Vocês vão precisar dos seguintes itens: Barra de alumínio com as bordas arredondadas (3cm x 2cm x 150cm) Fita de LED impermeável branca Pilha de lítio recarregável 3.7V AA Suporte para 3 pilhas AA Carregador para…

Sobre os perigos de fotografar na montanha durante a temporada de tempestades.

Enquanto montava a minha palestra sobre fotografia de tempestades, eu comecei a pensar muito na segurança e quanto a falta de informação tem levado cada vez mais pessoas a arriscar as suas vidas, seja para fotografar ou para caminhar em trilhas e montanhas em épocas de tempestades. A “temporada de montanha” que começa em Abril e termina em Setembro, cai nos meses mais frios e secos, evitando o excesso de calor e problemas de insolação e desidratação, mas principalmente as…

Palestra – Fotografando Tempestades

Data: 21 de Novembro Hora: 19.00 as 22.00 Local: São José dos Campos – Jardim Aquárius Com a chegada do Verão no hemisfério Sul, a Via Láctea não está mais vísivel e temos as tempestades de Verão nos finais de tarde. Nesta palestra vamos conversar um pouco sobre as técnicas que eu utilizo para fotografar tempestades, a dificuldade de buscar a composição perfeita, e entender um pouco sobre a formação das nuvens. Valor promocional: R$ 50,00 a vista via depósito bancário…

Vamos falar sobre a chuva de meteoros Orionídeas?

Eu tenho visto várias publicações aqui pela Internet falando que esta vai ser a melhor chuva de meteoros do ano, como todas as outras chuvas destes sites sensacionalistas. Nesta tabela podemos ver as chuvas mais importantes do ano, onde ZHR, que significa taxa horária zenital é a quantidade de meteoros que você pode ver por hora. Para este ano vamos ter uma taxa de 15 meteoros por hora, enquanto que as melhores chuvas do ano tem uma taxa de 100…