logo

Chuva de meteoros Delta Aquarídeas 2017

Neste final de semana vamos ter a chuva de meteoros Delta Aquarídeas, cujo pico de atividade ocorre entre os dias 28 e 29 de Julho, esta chuva está ativa entre os dias 21 de Julho até o dia 23 de Agosto e é uma chuva relativamente fraca com taxa de cerca de 16 meteoros por hora.

A maioria dos meteoros tem um brilho bem fraco e se você estiver muito perto da cidade o seu brilho vai ser ofuscado pela poluição luminosa, então se você quer ver a chuva eu recomendo procurar um lugar bem escuro e afastado das cidades, inclusive das pequenas cidades. A Lua geralmente costuma atrapalhar bastante a visibilidade das chuvas de meteoros, mas no dia 28 a Lua vai se pôr as 22.54, a chuva de meteoro tem a radiante (local de onde ela parece surgir) na constelação de Aquários, que nasce ao leste por volta das 20.00, mas o melhor horário para ver a chuva será quando ela estiver no centro do céu por volta das 2 da madrugada, e neste horário já não teremos mais a luz da Lua atrapalhando a visibilidade dos meteoros.

Vamos aos números resumidos:

Data: 28 para o dia 29 de Julho

Quantidade de meteoros por hora: 16

Radiante na constelação de Aquário

Constelação de Aquário nasce por volta das 20 horas, a chuva poderá ser vista praticamente a noite toda, mas o melhor horário para se ver ela será as 2 da madrugada.

Lua crescente irá se por as 22.54 no dia 28 e as 23.46 no dia 29

Perseídas

Em agosto vamos ter o pico de atividade da Perseídas, que tem uma taxa de meteoros por hora muito maior (100) porém ela tem origem no hemisfério norte, o que prejudica um pouco a visibilidade aqui no hemisfério Sul, mas ela produz meteoros muito brilhantes e que deixam rastros no céu conhecidas como Earth Grazers e cortam o céu de ponta a ponta, inclusive aqui no Hemisfério Sul! Nas próximas semanas eu vou postar alguma informação sobre eles!

 

Anúncio



  • Share

Comments are closed.