logo

Workshop de fotografia noturna em Gonçalves – MG

Com um atraso de alguns meses, vou falar um pouquinho aqui sobre o nosso Workshop de Fotografia Noturna em Gonçalves – MG

Em uma das cidades com um dos céus mais bonitos aqui da região, tivemos um workshop extendido onde ficamos imersos durante 3 noites e 3 dias conversando sobre fotografia em uma casa lindíssima na pousada Morada do Luar, um grande parceiro que apoia o meu workshop pelo segundo ano consecutivo, junto com o pessoal do Cabana Empório e Restaurante de Gonçalves.

 

 

Foram 3 dias conversando sobre fotografia durante o dia e fotografando durante a noite, eu sempre sinto que me falta tempo para a parte teórica nos workshops, e mesmo com um dia a mais onde eu introduzi uma novidade discutindo sobre poética, processo criativo e falando um pouco sobre como cheguei nas minhas fotografias mais conhecidas, ainda nos faltou tempo e no último dia do workshop ficamos conversando até as 18 horas e não faltava assunto!

 

 

No primeiro dia, passamos o dia todo envoltos em uma neblina pesada enquanto eu dava a aula teórica, e logo que anoiteceu o tempo abriu e quase que não conseguimos sair para jantar tamanha a empolgação do pessoal.

 

 

Com um pouco mais de tempo livre, no segundo dia fizemos uma visita a cidade de São Bento do Sapucaí, onde fotografamos na Pedra do Bauzinho.

 

 

 

 

E no último dia sentamos para editar as fotos produzidas durante o workshop e fiz uma pequena análise de portfólio do pessoal.

 

 

Pousada Morada do Luar e as estrelas

 

Vamos falar mais um pouco sobre a pousada, eu tenho feito um trabalho de conscientização das pousadas que é parte de um projeto meu chamado #ceuvermelho para conscientizar as pessoas sobre os problemas causados pela poluição luminosa e como a cada ano que passa nossas futuras gerações verão menos e menos estrelas, além de todos os danos causados pelo desequilíbrio biológico na fauna e flora. Somos umas das últimas gerações que tem acesso a este céu estrelado e um dos motivos para a escolha da pousada para sediar o workshop foi que por opção própria eles escolheram não colocar postes e refletores para iluminar a área externa da pousada, assim os hóspedes poderiam ver o céu durante a noite e assim deixando de contribuir com a poluição luminosa!

Mais informações sobre o projeto em www.ricardotakamura.com.br/ceu-vermelho

 

 

Concurso fotográfico

Em parceria com a pousada Morada do Luar, montamos um pequeno concurso de fotografia entre os participantes do workshop cujo tema era a pousada, onde o ganhador levaria uma hospedagem gratuita na pousada entre os meses de Setembro a Novembro de 2017. Recebemos 16 fotografias dos participantes e um júri formado por 3 fotógrafos de renome de São José dos Campos selecionaram a melhor fotografia através de uma votação.

 

 

E a foto que levou o prêmio, uma hospedagem para duas pessoas entre os meses de Setembro a Novembro de 2017 na pousada Morada do Luar foi esta da Renata de Moraes!

 

 

Jurados

 

André Yamamoto

André Yamamoto é fotógrafo e artista visual, integrante do Coletivo Semo, grupo que desenvolve trabalhos focados na pesquisa do processo de criação coletiva e suas ramificações.

Ibán Mullero

Ibán Mulero nasceu em 27 de julho de 1981 em Barcelona, no estado da Catalunha, na Espanha. Vive em São José dos Campos. Formado em Gráfica Publicitária Multimídia e Design Gráfico, pela Escuela de Artes Plásticas y diseño Josep Serra i Abella de Barcelona iniciou sua carreira como designer profissional em 2001 em Barcelona, trabalhando com canais de TV, agências de publicidade, laboratórios farmacêuticos e projetos educacionais até 2015, quando decidiu se focar exclusivamente no mundo da fotografia, onde também dá aulas de edição para fotógrafos, na agência www.imagembcn.com.

Adilson Martins

Adilson Martins nasceu em São José dos Campos (SP), em 1978. Sua paixão pelo ciclismo e esportes de aventura é intermediado pela fotografia. Através da experiência esportiva se conecta a novas perspectivas de expressão. É formado em publicidade pela Universidade Mackenzie (2003), artista, atua profissionalmente como fotógrafo – especializado em Fotografia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atualmente é editor de fotografia do portal www.xrides.com.br. Atualmente vive e trabalha em São José dos Campos, Brasil.

 

Muito obrigado a todos que fizeram parte desta imersão, foram 3 dias de companheirismo, risadas e muita troca de conhecimentos!

E muito obrigado mais uma vez ao pessoal da pousada Morada do Luar e do Cabana Empório e Restaurante

  • Share

Comments are closed.