Copyright ©. Todos os direitos reservados.
logo

Como fotografar o cometa #NEOWISE (C/2020 F3)?

As redes sociais estão sendo inundadas por imagens fantásticas do cometa NEOWISE que até esta semana estava visível somente no Hemisfério Norte, mas a partir desta semana ele começará a ficar visível para nós aqui no Hemisfério Sul.

NEOWISE - C/2020 F3

Viajando a 231,000 km/h, e com aproximadamente 5km de diâmetro, o cometa foi descoberto recentemente, em Março de 2020 pelo telescópio NEOWISE (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer) da NASA, que batizou o cometa, por curiosidade, ele recebeu o seu nome oficial no dia 1º de Abril, então quem sabe não podemos esperar novas surpresas vindas dele?

Ver essa foto no Instagram

Needing an adventure? Want to learn how to photograph the night sky (including Neowise ☄️)? This weekend the instructors out number the class size! That’s right - We have more instructors than students! 🤯 This is your last chance to join @ryantoswald @missjessbess and the whole @photoroamers team in the Badlands of Utah! Talk about a wealth of knowledge and tons of 1 on 1 attention to fine tuning your craft! If i wasn’t teaching I’d sure as s*#t be signing up! Make some memories and join the clan! ——————— Neowise is about to move into the night sky just after sunset. This was taken just before sunrise yesterday morning. • • • “Run to a place that once felt so new. A memory, a feeling, a grandiose morning view. Navigate the lines that make up your map. These roads are the awakening from a midsummers nap. A slumber that’s pulled a veil over your sheen. Dulling the stars and all else between. Discover what’s new and cherish the old. Adventure’s a given, cut loose and behold”. -KRL- ☄️ —————- @sonyalpha A7r iii @sonyimages 70-200 2.8 @skywatcherusa Star Adventurer @slikusa tripod #TeamSlik #ShootSlik • • • #deepskycolors #staradventurer #nightscapes #nightphotography #airstream #thebest_capture #nightskape #ig_shotz #universetoday #longexpoelite #ourplanetdaily #nights_dreamworld #earthpix #nakedplanet #earth_shotz #awesomeearth #earthofficial #earthfocus #beautifuldestinations #visualsofearth #universe_dope #liveoutdoors⁠ #comet #neowise⁠ #bealpha #longexposure #cometneowise

Uma publicação compartilhada por KRL Photo (@krl_photo) em

Quando vai estar visível no hemisfério Sul?

A partir desta terça-feira, dia 21 de Julho o cometa já estará em uma posição favorável para que possamos ver ele nas regiões mais ao Norte do Brasil, você poderá ver o cometa logo após o pôr do Sol, no sentido noroeste, bem próximo ao horizonte, então você vai precisar estar em um local com o horizonte livre em direção ao pôr do Sol para poder observar ele, chegue antes do pôr do Sol de preferência, olhe para o local em que o Sol se pôr e procure pelo cometa um pouco mais a direita.

Para quem estiver observando, se você estiver na cidade um binóculos vai ser essencial para você encontrar o cometa, ele não aparecerá tão grande como nas fotografias que estamos vendo rodando pelo mundo, se você estiver em um local mais afastado, talvez você consiga ver ele a olho nú.

Talvez porque um ponto muito importante é que o cometa está perdendo o brilho a cada dia que se passa, a cauda do cometa não indica a direção em que ele está se movendo, mas sim a ação do calor do Sol, que faz com que provoca a sublimação do núcleo de gelo, transformando ele em um gás, que é iluminado pela própria luz do Sol.

Em algumas fotografias podemos ver uma segunda cauda,  a azul que é a principal é formada por gás e íons, ele tem uma divisão avermelhada na causa provocada por grandes quantidades de sódio que se desprendem do cometa, e a segunda cauda de cor dourada, a que mais vemos nas fotografias, são partículas de poeiras que se desprendem do cometa.

 

Como a cada dia que se passa ele se afasta mais ainda do Sol, as perspectivas iniciais eram que ele estaria com um brilho muito baixo quando fosse possível observar ele aqui do hemisfério Sul, o que aconteceu, mas não muito, então estamos todos ansioso para poder fotografar ele por aqui, mas a cada dia que se passa ele perde mais e mais brilho, então precisamos correr para fotografar nos primeiros dias que ele estiver visível!

Agenda resumida

21 de Julho – Magnetude 4 – Visível no Norte do Brasil, próximo a constelação de Ursa Maior

24 de Julho – Magnetude 5 – Visível no centro do Brasil, próximo a constelações de Ursa Maior

26 de Julho – Magnetude 5 – Visível no resto do Brasil, próximo a constelações de Ursa Maior e Cães de Caça

Fonte: Sky & Telescope

O @ceuprofundo, postou no Instagram dele, a localização aparente por data do cometa e por região, é só rodar para o lado para ver as outras localizações.

Como fotografar?

Para fotografar o cometa NEOWISE, vamos precisar encontrar um local com o horizonte Oeste e Norte livre, um tripé bem estável, e uma câmera DSLR ou Mirrorless. Grande parte das fotografias feitas no hemisfério Norte, estão sendo feitas utilizando lentes entre 24mm a 100mm.

Se você quer fotografar uma grande paisagem com cometa como parte da composição, use no uma lente entre 24mm e 35mm, e procure por lugares bem escuros e afastados das grandes cidades, nestas condições, o cometa tende a desaparecer na sua composição.

Se você quer fotografar uma composição mais fechada, do cometa com algum assunto como uma pessoa ou uma árvore por exemplo, use uma lente entre 35mm a 100mm, eu vi relatos que com lentes acima de 100mm você não consegue enquadrar o cometa todo na sua composição.

Ver essa foto no Instagram

When I See You Again \ 2020 Neowise Comet, Yosemite National Park \ In a little while the people of this world won't be able to see Me, but you will see Me. And because I live, you will live. John 14:19 #neowise #comet #onceinalifetime #lensbible #visualsoflife #dreamworldimages #landscapes #landscapephotography #ig_landscape #trappingtones #ig_masterpiece #ig_podium #splendid_earth #gramslayers #halfdome #exploretocreate #landscapephotography #roamtheplanet #jaw_dropping_shots #earth_escape #nights_dreamworld #night_captures #longexposure_shots #universetoday #longexpoelite #nightscaper #nightscapephotography #earthofficial #amazingphotohunter #yosemite #astrophotography

Uma publicação compartilhada por Johnny Kim Photography (@johnnykimphotography) em


Ver essa foto no Instagram

COMET GIRL ☄️👩🏻 ”She pointed up to the sky and touched the comet igniting a spark that intwined with her soul and the soul she has created. A bond that is entangled for the rest of eternity and existence. And that very soul that grows, thrives and lives inside of her is Comet Girl!“ Quote by me dedicated to @miaona I really enjoyed creating this image and I had it planned for quite some time but originally the goal was with the milkyway but since we have this epic comet in the night sky I knew I had to do this and the timing was perfect. To my fiancé and the love of my life @miaona thankyou for being patient and posing so great for this shot. 🙏🤗👩🏻☄️❤️💋🍀 #neowise #cometneowise #neowisecomet #neowisec2020f3 #comet #kometneowise #komet #astrophotography #astrofotografia #astrofotografie #astrofoto #astronomy #nightsky #night #silohuette #milkyway #milkywayphotography #milkywaychasers #milkyway_nightscapes

Uma publicação compartilhada por ʙᴇɴᴊᴀᴍɪɴ ʙᴀʀᴀᴋᴀᴛ (@benjaminbarakat) em

Todos estes são relatos baseados em fotografias feitas no hemisfério Norte, quando o cometa estava com um brilho mais intenso, mas visualmente ele parece não ter perdido o brilho nas fotografias, muito pelo contrário, como ele se afasta do Sol, e a cada dia que se passa podemos ver ele em uma situação mais escura, as fotografias tem ficado mais incríveis a cada dia que se passa, mesmo com o cometa perdendo um pouco do seu brilho.

Usando uma lente mais fechada vamos ter de tomar cuidado com o tempo de exposição, então vamos usar a regra dos 500 para definir o tempo de exposição máximo para que as estrelas não risquem o céu enquanto a Terra se move, é só você dividir 500 pela lente que você está usando, por exemplo se você estiver usando uma 100mm é só dividir 500 por 100 e o resultado que será 5, é o tempo máximo de exposição que você pode usar, 5 segundos.

A abertura da lente precisa ser a máxima possível, quanto mais clara a lente, mais interessante a fotografia vai ficar.

O ISO vai depender muito da situação, de como o céu vai estar no momento em que você estiver fotografando, se o céu estiver claro, use um ISO menor e talvez até um tempo de exposição menor, a medida que a noite chega, vá subindo o ISO e o tempo de exposição se você tiver abaixado ele, respeitando as regras dos 500.

Alguns fotógrafos optam por fazer uma composição múltiplas, como nesta foto do Johnny Kim que fez uma composição com uma fotografia feita com uma lente 14mm, provavelmente durante a blue hour, e uma feita com uma 105mm no mesmo local quando o cometa apareceu no céu. Usem a criatividade!

 

https://www.ricardotakamura.com.br/fotografia-noturna-fotografando-objetos-do-ceu-profundo-com-a-ajuda-do-deep-sky-stacker/Exif: Cometa f4 6sec iso800 105mm, paisagem f8 1/15sec iso200 14mm

Provavelmente você vai ter muita dificuldade de encontrar o cometa, ele está bem pequeno no céu, não espere por um cometa cruzando todo o seu campo de visão como nas fotografias que vemos por aí, mesmo no hemisfério Norte o pessoal teve dificuldade de encontrar o cometa, e o brilho dele por lá estava mais forte, então um aplicativo que mostra a localização dele como o StarWalk ajuda muito. Se você estiver fotografando, procure fazer uma foto com o grande angular ou uma lente mais aberta, procure o cometa na foto que você fez na sua câmera e identifique a posição dele, foi assim que eu fotografei os últimos cometas que passaram por aqui e tinham um brilho muito reduzido.

Atualização: O brilho do Neowise caiu muito e tem sido muito difícil de ver ele no céu por aqui, a olho nú é quase impossível ver ele, conseguimos em locais mais afastados e sem poluição luminosa observar ele como um ponto esfumaçado esverdeado, nas cidades mesmo com a ajuda de um binóculos não temos conseguido ver ele, e na fotografia mesmo usando uma 100mm ele tem aparecido como um ponto verde com a cauda esfumaçada, estamos conseguindo fotografar ele com um pouco mais de nitidez somente com a ajuda de empilhamento, vou colocar um link aqui embaixo onde eu ensino como fotografar e fazer um empilhamento no Deep Sky Stacker. A cada dia ele está mais alto no céu, mas a cada dia agora ele perde mais brilho, e a Lua crescente dificulta ainda mais na composição.

https://www.ricardotakamura.com.br/fotografia-noturna-fotografando-objetos-do-ceu-profundo-com-a-ajuda-do-deep-sky-stacker/

Nos stories do meu Instagram eu vou postar o dia a dia da nossa busca pelo Neowise, e as configurações de câmera que estiverem funcionando bem para mim! Usem a hashtag #ALUZOCULTA #NEOWISEBRASIL que eu vou compartilhar as suas fotografias nos meus stories também!

www.instagram.com/ricardotakamura

Ver essa foto no Instagram

Atacama Desert

Uma publicação compartilhada por Ricardo Takamura (@ricardotakamura) em

Fotografando na pandemia?

Tão importante quanto o assunto anterior, este é um assunto muito delicado, não é nada legal sair para fotografar neste momento, pois nos colocamos em risco e colocamos as pessoas que entramos em contato também, e não queremos incentivar ninguém a sair para fotografar durante a pandemia, ao mesmo tempo que estamos presenciando um evento único em nossas vidas e entendo que muitos vão acabar saindo para fotografar ou observar o cometa, então como podemos fazer isto com segurança, sem nos colocar em risco e principalmente sem colocar os moradores de pequenas cidades e comunidades em risco?

Eu planejei uma série de fotografias que eu possa fazer de forma totalmente autônoma, em locais próximos a cidade em que eu moro, levando tudo que eu vou precisar de casa, incluindo as refeições. Procuro fotografar em locais afastados e sem entrar em contato com os moradores dos locais em que eu visitar. Saindo e retornando para casa na mesma noite sempre que possível, ajuda muito o fato do cometa estar visível somente no início da noite, eu consigo sair cedo de casa, fotografar e voltar para dormir em casa, e no dia seguinte pela manhã preparar as refeições que vou precisar levar e tudo mais.

Então, se vocês forem sair para fotografar o NEOWISE, lembrem se de respeitar o distanciamento social, inclusive no seu próprio carro, não saia em grupos para fotografar ou ver o cometa, procure sair com as pessoas que moram com você! Usar máscaras sempre, e não entrar em contato com os moradores dos locais em que você for visitar. Uma opção seria alugar um chalé isolado, ou ficar em uma pousada com estruturas em forma de chalés autônomos, onde você não entra em contato com outros hóspedes do local e funcionários.

Pesquise antes de sair, pequenas cidades e muitos monumentos e parques naturais estão fechados ou com barreiras sanitárias nas entradas, e mais uma vez, tente fotografar de perto da sua casa, não se coloque em risco e não exponha as pessoas do interior em risco, eles não tem o mesmo acesso aos hospitais e sistema de saúde que temos aqui nas cidades!

  • Share