logo

Chuva de Meteoros Perseidas 2016 – Está sendo considerada a chuva mais bonita da década.

perseiades2A Perseidas é considerada uma das chuvas de meteoros mais bonitas do ano com 80 a 100 meteoros por hora, e este ano a Terra está atravessando uma região com uma quantidade maior de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle que originou esta chuva, e ela vai ser excepcional com uma taxa de 150 a 200 meteoros por hora.

Além disso a Perseidas é famosa por produzir os EarthGrazers, meteoros que sobem partindo do horizonte em direção ao ponto mais alto do céu de forma mais lenta e bonita.

Mas infelizmente o melhor lugar para se ver ela é no hemisfério Norte ou próximo a linha do Equador, mas mesmo assim podemos acompanhar ela aqui no Brasil, para aqueles que moram no Norte a chuva estará bem visível e para quem mora nas outras regiões basta ir em um local bem afastado dos grandes centros urbanos e escuro, com visibilidade boa para a linha do horizonte sentido Norte/Nordeste.

O melhor horário para se ver a chuva é entre as 3 da manhã e o amanhecer, a lua está quase cheia, mas ela se põe por volta das 3 da manhã também, então ela não vai atrapalhar a visibilidade da chuva de meteoros.

Perseidas

Ativo do dia 13 de Julho até o dia 26 de Agosto

Pico: 12 e 13 de Agosto

Melhor horário: 03:12

Localização: Radiante na constelação de Perseus

Meteoros por hora: 100

Lua: Crescente 80% iluminada

Nascer da Lua: 13:35

Pôr da Lua: 03:07

 

 Além desta chuva temos mais algumas chuvas menores

Eta Eridanideas 31 de Julho até 17 de Agosto –  02:53

Beta Perseideas 24 de Julho até 20 de Agosto – 02:57

Delta Aquarideas 21 de Julho até o dia 23 de Agosto – 22:36

Fonte: American Meteor Society

Fonte: IFLS

Anúncio



  • Share

Comments are closed.