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Backup de seus arquivos com o Dropbox

A um tempo atrás eu falei sobre o Backblaze, que para mim é uma das melhores soluções de backup disponíveis no mercado, principalmente se tratando de custo benefício, você pode conferir esta matéria clicando aqui.

Hoje vou falar um pouco do Dropbox, que eu uso a muitos anos e para mim seria a melhor solução de backup para nós fotógrafos se não fosse um pequeno problema, a sua limitação de 2TB no Dropbox Plus que é a versão paga mais barata do Dropbox e atualmente (em Abril de 2020) custa US$ 9,99 por mês e 3TB na versão Professional que custa US$ 16,58 por mês enquanto que o Backblaze não tem uma limitação no tamanho do seu backup.

 

Então porque usar o Dropbox?

Atualmente eu uso a versão paga de 2TB do Dropbox e o Backblaze, enquanto o Backblaze faz o backup de todos os arquivos do meu computador, o Dropbox faz o backup de uma única pasta, e claro, todas as sub-pastas ali dentro. 

Para mim o Dropbox tem duas grandes vantagens, a primeira é que se você tem mais de um computador, ele vai sincronizar esta pasta com todos os teus computadores, por exemplo, se você tem um computador em casa, outro no trabalho e um notebook,  você pode colocar todos os arquivos e documentos importantes que você sempre usa ali naquela pasta dividido em sub-pastas, facilitando muito o seu fluxo de trabalho, você pode começar alguma coisa no seu trabalho, salvar na pasta e depois terminar em casa, este é um ponto muito interessante, principalmente se você costuma viajar muito como é o meu caso.

Você pode acessar estes arquivos pelo seu celular também por um app bem intuitivo e fácil de usar, esta é a principal vantagem do Dropbox em relação ao Backblaze, lá você não tem controle de nada, ele simplesmente faz o backup de todo o seu computador e você só vai lembrar de acessar os arquivos quando você tiver um problema em alguma HD, não que não dê para baixar um arquivo em especial durante uma viagem por exemplo, mas é muito menos intuitivo e fácil de usar.

Backup automático

 

Você não precisa se preocupar com nada, o Dropbox faz o backup automático de uma pasta chamada My Dropbox sempre que você estiver online, eu costumo usar inclusive para transferir os arquivos entre os meus computadores, se você tiver dois computadores conectados em uma mesma rede, ele não chega nem a usar a internet, ele usa o modo Lan Sync e transfere os seus arquivos localmente, isso é bem bacana principalmente quando vamos transferir arquivos muito grandes, ele não sobrecarrega a sua Internet e também não gasta os deus dados.

 

Trabalho em equipe e transferência de arquivos

 

Eu gosto muito do Dropbox para trabalhar em equipe, eu consigo sincronizar uma pasta com o Dropbox de uma ou mais pessoas, assim todos tem acesso a esta pasta. É importante lembrar que todos precisam ter espaço o suficiente nas suas contas de Dropbox para fazer isso.

Um outro ponto interessante é a transferência de arquivos, ele tem uma sub-pasta chamada Public, onde podemos colocar os arquivos que queremos transferir para clientes, fornecedores, ou qualquer outra pessoa. É só copiar estes arquivos para esta conta e depois compartilhar ele com quem você quiser. Para compartilhar é bem fácil, é só clicar com o botão direito no arquivo e selecionar copiar o link do Dropbox, e em seguida enviar para a pessoa com quem você quer compartilhar o arquivo.

 

Versão gratuita - Basic

Na versão gratuita, o Dropbox disponibiliza até 2Gb de espaço de Backup, mais uma vez eu recomendo contratar o Backblaze primeiro como a sua solução principal de backup, e em seguida começar a usar o Dropbox na sua versão gratuita para compartilhar arquivos entre os seus computadores e outras pessoas através da pasta Public. 

Você pode aumentar este espaço indicando o Dropbox para alguns amigos por exemplo, a cada amigo que você indicar, você ganha 500MB de espaço, no total você pode ganhar até 16Gb de espaço, o que já é muito bom porque no total você vai ter 18GB, mas não adianta convidar amigos que nunca vão utilizar o Dropbox, ele precisa criar uma conta e usar com uma certa frequência senão você perde este espaço com o tempo. 

Este é o meu link de indicação, se você for abrir uma conta no Dropbox e puder usar este link eu agradeço muito, você vai me ajudar a ganhar mais espaço por lá:

Crie uma conta gratuita no Dropbox

 

Versão paga - Plus e Professional

 

Bom agora vou falar da versão paga que é a que eu uso, mas não recomendo a não ser que você tenha um fluxo de trabalho muito grande. Se você não tiver um fluxo de trabalho muito grande eu recomendo mais uma vez o Backblaze e o Dropbox Basic.

A primeira grande vantagem da versão paga, além dos 2TB é claro, é o Smart Sync, se você tem pouco espaço na HD, você pode colocar uma pasta inteira na nuvem, e sempre que você precisar acessar algum arquivo desta pasta, o Dropbox vai baixar este arquivo da nuvem liberando espaço na sua HD.

Eu consigo inclusive selecionar em que computadores uma pasta aparece e em que computadores ela não aparece, e como falei anteriormente, algumas pastas podem ficar somente online, e você acessa ela normalmente como se fosse uma pasta do computador.

Outro ponto importante é que você consegue recuperar arquivos apagados em até 30 dias para trás, então se você apagou um arquivo porque achou que não ia precisar mais dele, você consegue recuperar ele até 30 dias depois, você consegue inclusive recuperar arquivos que foram sobrepostos como documentos por exemplo recuperando vários históricos de versões.

Na versão Professional, você tem 3TB de backup, além disso as vantagens são poucas, a única coisa que eu achei interessante é que você pode colocar senhas nos arquivos compartilhados, o que é interessante se você está compartilhando dados confidenciail, mas nem tanto, porque você poderia colocar uma senha na hora de compactar o arquivo que você quer enviar.

Existem ainda as versões Business que são para equipes, e tem mais espaço de armazenamento, 5TB ou como eles dizem, todo o espaço que você precisar, que custam US$ 12,50 e US$ 20,00 por mês, mas você precisa assinar no mínimo 5 contas para a sua equipe. Vale a pena para empresas grandes e que tem um fluxo muito grande de trabalho? Sim acredito que seja hoje uma das melhores opções deste tipo no mercado.

 

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