logo

Como montar uma barra de LED para Light Painting.

Como muitas pessoas me perguntam sobre a barra de LED que eu uso em algumas fotografias minhas, eu resolvi montar um tutorial com um passo a passo para que você possa montar esta barra de LED em casa para ajudar vocês.

Relação de material

Vocês vão precisar dos seguintes itens:

  1. Barra de alumínio com as bordas arredondadas (3cm x 2cm x 150cm)
  2. Fita de LED impermeável branca
  3. Pilha de lítio recarregável 3.7V AA
  4. Suporte para 3 pilhas AA
  5. Carregador para pilhas de lítio
  6. Interruptor impermeável
  7. Fio elétrico preto (1mm)
  8. Fita isolante
  9. Fita de autofusão
  10. Fita dupla face de alta fixação
  11. Cola quente ou tubo pequeno de silicone
  12. Solda e estanho
  13. Tinta spray preto fosco

Anúncio



Onde comprar?

Barra de alumínio com as bordas arredondadas (3cm x 2cm x 150cm) 

Eu usei uma barra transversal de capota marítima do fiat Strada, que é fabricada com um alumínio um pouco mais resistente e não amassa facilmente, tanto que as vezes eu uso a minha barra de LED como bastão de caminhada, você precisa tomar muito cuidado na hora de comprar esta barra de alumínio porque ela precisa ser resistente o suficiente para não amassar ou dobrar com o tempo, e precisa ter os cantos arredondados para facilitar o manuseio e não machucar ninguém.

Você pode comprar ela aqui, ou em algum ferro velho.

https://www.casadascapotas.com.br/capotas-maritimas/pecas-de-reposicao/travessa-varao-p-capota-maritima-baguete-light-ou-trek-force

 

Fita de LED

 

Aqui vamos usar uma fita de LED branca, lembrando que quanto mais próxima da temperatura da luz de um flash, melhor vai ser o resultado da sua fotografia (5500k).

Você pode comprar esta fita aqui, lembrando que na hora de comprar você precisa tomar cuidado para comprar uma fita branco fria, e não o branco quente.

Fita de LED

 

Pilha de lítio recarregável 3.7V AA

Sobre as pilhas, a fita de LED trabalha com uma tensão de 12V, então precisamos usar 3 pilhas de lítio de 3,7V, que nos darão 11,1V, não chega a ser 12V mas já é o suficiente para acender os LEDs.

Importante: Você deve tomar muito cuidado para não confundir a sua pilha de 3.7 volts com uma pilha comum e colocar ela em outro aparelho que irá queimar imediatamente.

 

Suporte para 3 pilhas AA

Este é um suporte que você vai colar no seu bastão de LED, você pode comprar ele através deste link:

https://pt.aliexpress.com/item/1PCS-Plastic-AA-4-5V-Long-Battery-Case-Holder-Wit-Black-White-Wire-Without-Cover-No/32817983134.html

 

Interruptor impermeável

Como vamos usar a fita de LED em ambientes externos, e em noites úmidas, é importante que o interruptor seja impermeável e durável, já que vamos ficar andando com a barra de LED por aí e por mais que tomemos cuidado, batendo ela em cada parede que aparecer.

Você pode comprar este interruptor aqui:

https://pt.aliexpress.com/item/204-waterproof-in-line-switch-CE-cord-switch-IP65-round-wire-ZJXXDZ/32651826048.html

Os demais itens você acha com facilidade em casas de ferragens, portanto não vou listar eles por aqui!

Passo a passo

Passo 1

O primeiro passo é pintar a sua barra de alumínio de preto, como eu queria que a minha barra durasse muito tempo, eu usei um spray específico para pintura de eletrodomésticos, que infelizmente só encontrei na cor preto brilhante (Epoxy Colorgin), que custa um pouco mais caro mas vale a pena, eu passei 3 demãos de tinta na barra para garantir a durabilidade, uma demão a cada três dias para dar tempo dela secar o suficiente.

Porque preto? Como vamos usar a barra para light painting, se deixarmos ela na cor de alumínio, ela vai acabar refletindo alguma luz ambiente e marcando a sua fotografia.

Passo 2

Colagem da fita de LED ao alumínio, a fita já vem com um adesivo na parte de trás, então a colagem dela é bem simples. Neste passo eu colei a fita de LED ao alumínio deixando 15cm em uma das pontas, como uma manopla para segurar a barra de led, e mais o espaço equivalente do interruptor, no total foram aproximadamente 25cm sem LED, lembrando que a fita de LED tem um ponto certo para você cortar ela como mostra a foto a seguir.

Passo 3

Na parte oposta, mantendo os 15cm de distância da manopla, mais uns 5cm de segurança, vamos colar com a fita dupla face, o suporte das baterias, com a parte da fiação voltada em direção a manopla.

Passo 4

Agora vamos posicionar o interruptor sem colar, no mesmo lado da fita de LED, próximo a manopla e vamos fazer a ligação da fiação, tomando cuidado para não deixar nenhum fio sobrando.

  1. Saindo do suporte de bateria temos dois fios, um preto e um vermelho, ligando o fio preto diretamente ao sinal de negativo da fita de led, caso o fio não alcance, emende um fio com solda fazendo uma pequena extensão até chegar a fita de LED, lembrando de raspar com muito cuidado a camada de silicone sobre a fita de led, deixando o cobre a mostra para que você possa soldar.
  2. Saindo do suporte de bateria, o fio vermelho deve ser ligado ao interruptor, se for necessário, emende um fio com solda para chegar no interruptor.
  3. Da outra ponta do interruptor vamos colocar um fio ligando ao positivo da fita de LED, sempre soldando os fios.
  4. Tente manter os fios bem organizados, de forma que eles não fiquem sobrando.
  5. Antes de colar o interruptor com uma fita dupla face a barra de LED, coloque as pilhas carregadas, para testar se a sua fita de LED está acendendo, e depois cole o interruptor.

Passo 5

Coloque a cola quente, ou um pequeno tubo de silicone caso você não tenha a cola quente, nas duas pontas da fita de LED, a ponta de cima que foi cortada e a de baixo onde você soldou os fios. Eu colocaria a cola entre o interruptor e o bastão de LED, ajudando a fixar ainda mais o interruptor já que ele vai ser bem utilizado.

Passo 6

Ainda na fita de LED, coloque a fita isolante dando volta na barra de alumínio, por várias vezes em cada ponta da fita, ajudando na fixação dela e protegendo caso o silicone saia.

Passo 7

Finalmente a fita de autofusão, esta é uma fita de borracha que se funde uma a outra com o calor e tempo, você só precisa esticar ela bem enquanto aplica, vamos utilizar esta fita na manopla do seu bastão de LED, você pode ir passando ela até que a manopla fique confortável para a sua mão.

Lembrando mais uma vez:

  • Tome  muito cuidado para não confundir a sua pilha de 3.7 volts com uma pilha comum e colocar ela em outro aparelho que irá queimar imediatamente.
  • Não carregue a pilha de Lítio no seu carregador de pilhas comuns, além de carregar, ela pode explodir.

Agora é só você sair fotografando com a sua barra de LED.

 

Caso tenha gostado, ajude a compartilhar esta dica e acompanhe meu trabalho em:

www.ricardotakamura.com

www.facebook.com/takamuraricardo

www.instagram.com/ricardotakamura

Anúncio



 

  • Share

Comments are closed.