logo

Exposição fotográfica “Volume Morto” no Center Vale Shopping

900_96ee6ecd-e620-4b55-b191-64b674c6b4f1

São José dos Campos (SP) – O foto clube Câmera e Luz, um grupo de fotógrafos de São José dos Campos e região, apresenta a exposição “Volume Morto” de 01 a 26 de maio no espaço cultural do Center Vale Shopping.

São 12 obras de 10 fotógrafos que revelam e nos fazem pensar sobre um novo aspecto da atual crise hídrica no Estado de São Paulo: a situação crítica de nossas represas que abastecem mais de 10 milhões de pessoas direta e indiretamente.

A exposição também está adaptada para deficientes visuais com textos transcritos em braille e em fonte ampliada para as pessoas com baixa visão. Esta é uma atenção especial do foto clube Câmera & Luz em promover a acessibilidade de todos ao conhecimento através do acesso igualitário na sociedade à cultura.

O foto clube Câmera e Luz é uma entidade sem fins lucrativos formado por um grupo de amantes da fotografia fundada em junho de 2005 que reúne fotógrafos amadores e profissionais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Desenvolve a fotografia como arte e proporciona ambientes para estudos, visibilidade, divulgação e suporte legal aos artistas.


Duas de minhas minhas obras, “Asfixia” e “Noite trincada”, estão compondo parte desta exposição.


“Asfixia” foi feita no auge da seca de 2014, no caminho que sai da cidade de Paraibuna para Natividade da Serra atravessando as represa via balsa, já chegando na rampa de acesso a balsa dava para se ter uma noção maior da seca que atinge todo o estado de São Paulo, ela estava ali isolada em um mar de terra seca, semi destruída pela erosão da terra, acessamos uma pequena e rústica estrada de terra que dava a volta pela rampa e continuamos por cerca de 500 metros até encontrarmos uma pequena fila de carros a beira da represa, ao lado deles um toco de madeira onde os funcionários da CESP amarram a balsa para que os carros pudessem acessar ela. Olhando para trás pude ver vários restos de tocos de madeiras, todos bem usados, cada um ali representando o nível da represa que um dia já esteve mais alto.

Na foto podemos ver alguns animais descansando no vale criado pelo recuo das águas, faziam dias que não chovia então o ar estava asfixiantemente seco, o sol cortava o ar e seus raios deixavam um rastro naquela mistura de ar seco, fumaça de queimadas e toda a poluição que a dias não era lavada pela chuva.

900_37699838-0f06-4de3-a439-e6654fd310d7


“Noite trincada” foi feita quase na mesma época de asfixia, estávamos nas montanhas no entorno do Vale do Paraíba, fotografando o nascer da lua sobre o vale, e lá de cima notamos que em vários lugares o chão parecia trincado por estranhas linhas laranjas, observando mais um pouco percebemos que eram centenas de pontos de queimadas que se estendiam por todo o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e um pedaço da Serra do Mar. Ao descermos das montanhas nos dirigimos até um dos pontos de queimadas, por coincidência era um local que eu tinha visitado em busca de pássaros para fotografar, arrozais onde viviam centenas de pássaros de várias espécies com seus filhotes e agora estava deserta e sem vida, provavelmente os adultos conseguiram fugir do incêndio, mas infelizmente os filhotes não tiveram a mesma oportunidade.

900_e4c29e94-deb2-4eee-8d2a-68530b0ef899


Para maiores informações sobre o fotoclube:www.cameraeluz.com.br
A exposição é uma realização do foto clube Câmera e Luz e conta com apoio cultural do Center Vale Shopping, Koi Fine Art, FastFrame e Hospital Próvisão.

Local e horário de visitação

Data: 01 a 26 de maio/2015.
Horário: Das 10:00 às 22:00 de segunda a sábado. Nos domingos até as 21:00.
Local: Espaço cultural do Center Vale Shopping – Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 9403 – Jardim Oswaldo Cruz, São José dos Campos – SP, 12215-900.

  • Share

Comments are closed.