Copyright ©. Todos os direitos reservados.
logo

Como fazer rastros de estrelas na cidade.

Você sabia que você pode fotografar rastros de estrelas mesmo em uma cidade como São Paulo?

O que são rastros de estrelas ou star trails?

Os rastros de estrelas, também conhecido pelo seu nome em inglês star trail, são fotografias de longa exposição, com duração de várias horas, em que as estrelas riscam o céu enquanto elas se movem, bom na verdade não são elas que estão movendo, mas sim nós, girando junto com a rotação da Terra, criando um efeito visualmente muito bonito.

Rastros de estrelas

Esta fotografia é de autoria do fotógrafo Bruno Nonogaki, e foi feita durante os tempos de quarentena, ele gentilmente me autorizou a postar a foto dele aqui para inspirar vocês! O Bruno é um fotógrafo especializado em paisagem e viagem, cliquem no link abaixo para dar uma conferida no instagram dele:

Instagram @brunononogaki

Para obter este resultado, o Bruno fez 90 fotos com 20 segundos cada, em um total de meia hora fotografando, com uma lente 16mm, abertura f/7.1 e ISO 200.

Você pode me seguir no Instagram também clicando no link abaixo:

Instagram @ricardotakamura

 

Em quanto tempo consigo fazer?

Quanto mais tempo você fotografa, maiores e mais bonitos serão os rastros das estrelas, o ideal é pensar em uma foto com no mínimo meia hora de exposição e o máximo é o limite da noite. Mas peraí, se você fizer uma exposição de uma hora, todas as outras luzes além das estrelas vão estourar, então como podemos fazer?

 

Vamos fazer várias fotografias de 30 segundos, durante meia hora, uma hora, ou mais, e para isto vamos usar um intervalômetro, algumas câmeras já vem com um intervalômetro embutido dentro dela e você pode acessar ele pelo menu. Se você não tiver um intervalômetro e a sua câmera também não tiver um, e você tiver muita paciência, você pode fazer isto manualmente, clicando ao término de cada 30 segundos, já vi algumas pessoas fazerem isto e o resultado ficou ótimo, mas tome muito cuidado para não mover a câmera enquanto fizer isto, qualquer pequeno movimento pode arruinar a sua fotografia.

Vou colocar aqui embaixo o passo a passo de como você pode configurar o intervalômetro de alguns modelos de câmera da Canon, os últimos lançamentos da marca já vieram com um intervalômetro embutido, e todos os modelos da Nikon, com excessão da linha D3X00 e D5X00.

Se a sua câmera não tem intervalômetro embutido, você pode comprar na minha loja clicando aqui.

Como configurar o intervalômetro da Canon para fazer um Star Trail?

1 – Acesse o Menu e em seguida na aba Câmera, acesse o quarto submenu, e selecione a opção Temp. intervalo, clique em Set.

2 – Você vai abrir o painel Temporizador de Intervalo, ali no canto esquerdo embaixo da tela, você vai ver a opção INFO – Ajustar interv./disp., clique em INFO para acessar esse menu.

3 – Agora você vai abrir o menu Ajustar intervalo e disparos, no Intervalo, você vai ajustar o intervalo entre cada fotografia, eu costumo deixar em 3 segundos, menos que isto pode aquecer demais o sensor da sua câmera e mais vai deixar o seu rastro de estrelas falhado. 

Em seguida vamos ajustar o número de disparos, eu recomendo deixar em 00 – ilimitado, assim você pode parar a sua câmera quando você quiser, depois de meia hora, uma hora, etc.

Para finalizar, selecione OK.

4 – Agora é só clicar em ativar, e na próxima vez que você clicar para fotografar, o intervalômetro vai ser ativado. Para parar é só desligar a câmera quando você quiser.



Como configurar o intervalômetro da Nikon para fazer um Star Trail?

1 – Acesse o menu da câmera, e na aba Câmera, selecione Intervalo de Disparos, você vai abrir o menu Intervalo de disparo.

2 – Este passo você precisa fazer somente uma vez, entre na opção Escolh. dia/hora início, e em seguida selecione a opção Agora.

3 – Você vai voltar ao menu anterior, desta vez selecione a opção Intervalo.

4 – Aqui você vai configurar o intervalo de disparos, o primeiro bloco são horas, o segundo minutos e o terceiro segundos, vamos configurar o intervalo em 3 segundos aqui. Muito cuidado, alguns modelos de câmeras da Nikon consideram o intervalo entre cada clique da câmera, então se você está fazendo uma exposição de 30 segundos, você precisa colocar 33 segundos aqui, se você estiver fazendo uma exposição de 15 segundos, você deve colocar 18 segundos, faça alguns testes colocando 3 segundos e 33 segundos.

5 – Em seguida vamos acessar o menu Nº de intervalos x disparos/intervalo.

6 – Aqui você vai configurar o número de intervalo de disparos, o primeiro bloco é a quantidade de disparos, como aqui não temos a opção de infinito, eu costumo deixar em 9999 disparos. O segundo bloco é quantos disparos ele faz de cada vez, ou seja se estiver em 3, a cada intervalo ele vai fazer 3 fotos seguidas, cuidado, aqui você precisa deixar em 1.

Pronto, a sua câmera já vai começar a disparar automaticamente a partir deste ponto, se você quiser parar, é só desligar a câmera.

O que preciso?

  • Câmera e uma lente a sua escolha
  • Intervalômetro
  • Tripé 
  • Muita paciência

Que configuração eu uso?

Você pode usar como configuração de partida f/8, ISO 400 e tempo de exposição de 30”. Procure usar uma lente bem aberta, uma grande angular ou a própria lente do kit em 18mm, assim você consegue enquadrar o ambiente em sua volta e as estrelas sem problemas. Faça um teste, se a fotografia sair muito escura ou muito clara mude o ISO até que ela fique em um ponto que você goste.


Importante: Lembre-se de desligar o redutor de ruído de longa exposição da sua câmera.

Como focar?

Procure focar em uma luz bem distante no foco automático, e em seguida alterne para o foco manual. Pronto agora a sua câmera já está configurada, e você pode configurar o intervalômetro para começar a sua sequência de fotos para montar um Star Trail.

Para onde apontar?

Faça vários testes antes de ligar o intervalômetro, até encontrar um enquadramento que te agrade!

Se você quiser ver aquele círculo da rotação das estrelas na sua fotografia, você precisa ter uma janela com vista para o Sul, assim você pode fotografar o eixo de rotação da Terra, mas não se prenda a isso, procure um enquadramento que te agrade e uma noite limpa e de preferência sem nuvens e sem Lua, e fotografe! Faça experiências com janelas diferentes, até mesmo a janela do banheiro do seu apartamento pode estar escondendo um enquadramento muito interessante.

Como montar a sequência?

Bom primeiro vamos editar a sequência de fotografias no Lightroom.

Em uma hora, com 30 segundos de fotografia, vamos ter duas fotos por minuto, ou seja 120 fotografias por hora. Então a cada hora vamos ter 120 fotografias.

Edite a primeira fotografia da forma que te agrade, geralmente eu trabalho somente a nitidez, contrastes e balanço de branco.

Em seguida selecione toda a sequência de fotografias que você fez e vá até a opção Sincronizar, ela vai sincronizar a edição que você fez para todas as outras fotografias.

Agora depois de sincronizar a sua fotografia, ainda com todas selecionadas, exporte todas elas de uma vez só para uma pasta a sua escolha, é importante separar uma pasta para esta edição para você não se perder.

E agora, eu não sei usar o Lightroom?

Se você não usa o Lightroom pule esta etapa, procure fotografar em JPG para facilitar, e vamos direto para o processo de empilhamento, depois você edita a fotografia final no software de edição de sua preferência.

Empilhamento

Agora vamos empilhar a sequência usando o programa Startrail.exe que pode ser baixado no link abaixo.

 https://www.startrails.de/

 Este programa é muito fácil de usar, você não precisa instalar ele no computador, você roda ele direto da pasta que você descompactou ele.

 Abrindo o programa, vamos em File – Open images e você seleciona toda a sequência de fotografias que você exportou.

Depois é só ir em Build – Startrails, seleciona a opção “Lighten-Screen-Blend” e clica em Ok, ele já vai começar a montar a sua sequência automaticamente.

Importante: Se alguma fotografia sair fora do alinhamento, você precisa excluir ela da sequência, é só desselecionar ela ali na esquerda e mandar montar de novo.

Depois que ela estiver pronta você vai em Save Image, e pronto! Se você não editou no Lightroom antes, agora você pode abrir essa imagem final e editar ao seu gosto no seu software de edição preferido.

Luminar

Eu gosto muito de usar o Luminar para fazer a minha edição fina, mesmo tendo editado no Lightroom antes, se você não conhece este programa ainda, você pode baixar uma versão de avaliação neste link aqui:

Download Luminar

E se você gostar e resolver comprar e puder comprar através deste link, ele é um link de afiliado, você me ajuda comprando através dele!

Para os rastros de estrelas, você pode usar ele em uma última etapa, depois de ter montado os rastros.

Quer saber mais? Workshop de fotografia noturna.

Se você gostou da dica, nós temos um workshop de fotografia noturna em um formato de imersão na fotografia, uma experiência incrível onde ficamos isolados durante um final de semana cercado de pessoas apaixonadas por fotografia em pousadas e casas selecionadas com muito cuidado, em locais com um céu e um visual sensacional. Se vocês se interessarem e quiserem dar uma olhada na nossa agenda, é só clicar no link abaixo.

Agenda

Se você quiser receber mais artigos como este, e informações sobre os nossos workshops e expedições fotográficas, é só se cadastrar no link abaixo:

  • Share