Copyright ©. Todos os direitos reservados.
logo

Como fotografar tempestades

Já tem um tempo que eu compartilhei com vocês um artigo ensinando a fotografar rastros de estrelas sem sair de casa durante a quarentena.

Já não estamos mais em quarentena, mas a pandemia ainda não acabou e precisamos continuar nos cuidando e evitando sair de casa sempre que possível, então para ajudar vocês resolvi compartilhar algumas dicas de como fotografar tempestades durante a noite sem sair de casa.

A minha principal dica para a fotografia de tempestades é nunca se arrisque!

Monte o tripé e a câmera na sua janela, configure ela para fotografar de modo automático, seja usando o intervalômetro embutido da sua câmera, ou usando um intervalômetro externo.

Se a sua câmera não tem um intervalômetro, ou você está sem um tripé, na minha loja eu tenho alguns modelos de intervalômetros da Godox e tripés da Benro a venda. 

Aproveite que durante a pandemia estou dando uma mini consultoria para quem quer comprar um tripé para ajudar você a se decidir qual o tripé se adequa mais ao seu estilo de vida e fotografia. 

Clique aqui para dar uma conferida na minha loja.

 

Antes de começar, vamos falar sobre segurança?

Se você mora em um prédio, não confie no para-raio do seu prédio, ele foi projetado para proteger o prédio e não você, e não se arrisque ficando em uma sacada durante uma tempestade ou muito próximo da janela. 

O mesmo vale se você mora em uma casa, o para-raio de um prédio vizinho a tua casa não vai te proteger também.

 

Qual tempestade fotografar?

Como já disse anteriormente, procure fotografar uma tempestade que não esteja próxima a você, quanto mais perto, mais a composição vai ficar difícil, mais riscos de molhar a câmera e a própria água da chuva atrapalha a visibilidade. 

Além de todos os perigos que eu falei ali em cima.

Aqui infelizmente o pessoal que mora em prédio vai ter uma pequena vantagem, você precisa de uma janela em que você possa ver o horizonte para esse tipo de fotografia, e torcer para a tempestade passar por ela.

 

O que eu preciso?

  • Câmera e uma lente a sua escolha
  • Intervalômetro
  • Tripé 
  • Um pouco de sorte

Quais configurações eu uso?

Uma boa configuração para fotografar tempestades é ISO 200, abertura f/8.

Para o tempo e exposição, o ideal é usar 30 segundos sempre, e se a fotografia ficar clara demais você fecha um pouco mais a abertura ou abaixa o ISO até a composição ficar equilibrada.

Fotografar tempestades é uma mistura de técnica e sorte, e como você nunca vai saber quando um raio vai cair, precisamos configurar a câmera para que ela fotografe sem parar de forma automática, usando um intervalômetro. Assim você deixa a sua câmera fazer todo o trabalho e provavelmente você vai pegar um ou mais raios em algumas fotografias desta sequência.

Isso vai te ajudar a ficar seguro também, porque você pode configurar a câmera e se afastar da janela, lembre se de cuidar dela para que a chuva não molhe ela ou a sua casa toda!

 

Como configurar o intervalômetro da sua câmera?

Aqui no meu artigo sobre rastros de estrelas, eu ensino a configurar o intervalômetro embutido da Canon e da Nikon, se você ainda não leu este artigo e quer aprender a configurar o seu intervalômetro é só clicar aqui para dar uma conferida nele, e pular para “Como configurar o intervalômetro”, se você tiver um pouco de paciência e puder ler o artigo todo, você pode aprender a fotografar rastros de estrelas além de tempestades.

Importante: Lembre-se de desligar o redutor de ruído de longa exposição da sua câmera e o estabilizador de imagem da sua lente  (IS nas Canon, VR nas Nikon.)

E o foco?

Procure por uma luz bem distante e foque nela no foco automático, e em seguida alterne para o foco manual.

Pronto agora você pode começar a fotografar, antes de configurar o intervalômetro, faça algumas fotos teste para ver se a cidade não vai sair clara demais ou escura demais, e só depois disso acione o intervalômetro.

Lembre se de ficar longe da janela ou da sacada, deixe a sua câmera fotografando ali e tome cuidado para não deixar ela se molhar com a chuva, quando a chuva já está sobre a gente geralmente não é uma hora muito boa para se fazer este tipo de fotografia

Procure fotografar tempestades que estão longe de você!

Se você gostou desse artigo e quiser me ajudar a continuar produzindo materiais como estes, o QR code abaixo é a minha chave PIX, qualquer valor vai me ajudar bastante.

Curso online de fotografia de tempestades

Em breve devo lançar um mini curso online de fotografia de tempestades, onde vou falar mais sobre o processo criativo em torno deste tipo de fotografia, tipos de tempestades, segurança e as dificuldades para se fotografar tempestades.

Se você tiver interesse em saber um pouco mais sobre esse curso me acompanhe no instagram @ricardotakamura que vou lançar o curso nos meus stories.

    captcha

    • Share